Neste artigo vamos apresentar algumas variáveis que devem ser consideradas para se calcular o ROI, ou Return of Investiment (Retorno do Investimento) em um projeto de automação de testes.
Uma fórmula simples de cálculo do ROI é dada por: benefícios / investimento ou ainda (ganhos – custos) / investimentos.
Mas, quais são os ganhos? Quais os custos? E o que tem que ser investido?
Os ganhos podem ser divididos em dois grupos:

  • Produtividade na execução dos testes: executar testes de forma automatizada é muito mais rápido, eficaz, assertivo e seguro do que executar um teste manual. Uma vez automatizado, o teste será sempre executado da mesma forma. Isto será assegurado pelos investimentos que precisarão ser feitos para garantir esta produtividade.
  • Diminuição de erros: com a execução de testes automatizados temos a garantia de que em uma situação onde houve erro e o teste foi criado e automatizado, a mesma condição de erro não acontecerá novamente. Neste caso o teste estará gravado e apontará o erro antes do sistema ir para a produção. Com o aumento contínuo da abrangência de testes, o sistema passará a ter uma cobertura maior de funcionalidades testadas, prevenindo desta forma que uma alteração em determinado ponto do sistema gere algum impacto negativo em outro ponto do mesmo sistema.

Os custos, por sua vez, são basicamente ligados a infraestrutura para a criação de um ambiente de testes automatizados. Outro fator de custo é o erro causado em ambiente de produção e a indisponibilidade de sistemas e pessoas por causa destes erros ocorridos.
Os principais custos de infraestrutura são: hardware dedicado de forma exclusiva para automação de testes, licenciamento de software de automação de testes, pessoas dedicadas a realizar teste de regressão manual, atrasos em projetos devido a falhas não detectadas em testes de regressão, dentre outros.
A parte de investimentos também pode ser dividida em dois grupos:

  • Framework de automação de testes: em muitos projetos de automação de testes esta variável não é considerada. Automatizar testes não é simplesmente instalar uma ferramenta ou um conjunto de ferramentas de automação de testes e começar a gravá-los. Precisa haver um investimento em um framework que irá fazer com que a automação de testes seja segura, confiável e produtiva.
  • Automatizar os testes: este investimento se refere a criação dos testes, propriamente dito. Ele praticamente é o mesmo tempo de se fazer o teste de forma manual, porém, a produtividade está ligada ao uso do framework de automação de teste e o quão completo e eficaz é este framework.

Um exemplo bem simples e didático de como se calcular o ROI de um projeto de automação de testes pode ser visto nos cálculos abaixo. Neste exemplo, que não considera muitos fatores de benefícios, custos e investimentos, e sendo bem conservador em alguns números, temos uma visão macro do processo de cálculo do ROI, e podemos verificar os ganhos em cerca de 250% em 12 meses.
Por esta visão podemos verificar que a automação de testes é realmente muito lucrativa. Além dos ganhos financeiros temos também os ganhos com a confiabilidade do sistema e imagem perante ao cliente, que são ganhos intangíveis.

Itens de análise do ROI Qtde.
Total testes manuais: 100
Total testes automatizados: 1.000
Tempo de automação por teste: (horas) 2
Período do ROI (meses): 12
Tempo de análise de resultados (manual): 8
Tempo de análise de resultados (automatizado) (= manual /10) (por script): 0,80
Tempo de manutenção scripts de teste (horas) (por script): 3,00
Tempo de execução dos testes manuais (horas) (por script): 4,00
Tempo de execução dos testes automatizados (=manual / 20) (por script): 0,20
Tempo de desenvolvimento do script de teste (horas): 250
Tempo de execução dos scripts de teste automatizado (horas): 133
Tempo de análise dos resultados do teste automatizado (horas): 1
Tempo de manutenção dos scripts de teste (horas): 900
Tempo de execução de testes manuais (horas): 600

 

Resultado
INVESTIMENTO (Horas) 1.885
GANHO (Horas)  6.600
ROI 250%

 
Quer saber como posso lhe ajudar com o cáculo do ROI do seu projeto de testes? Entre em contato: rodrigoalmeidadeoliveira@gmail.com. Terei o maior prazer em lhe ajudar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment